27 de ago. de 2012

x

Bem, o ENEM está chegando e é claro que me importo e muito com minha nota mas graças a Deus (ao menos redação) nunca foi minha preocupação. Mas gosto de ser uma pessoa informada, afinal odeio pessoas com um papo chato e alienadas do planeta, então logicamente não quero ser uma dessas pessoas. Não irei fazer textos dissertativos ou me preocupar em não passar uma opinião e sim argumentar os fatos; o blog é meu, a opinião é minha e quem não gostar fique á vontade para comentar e debatermos ou então, só se sinta mais á vontade ainda para não visitar novamente meu blog e problema resolido.
Tenho lido jornais ultimamente, com uma frequência bem maior que antigamente, confesso. Há uns meses atrás eu sabia das novidades através do globo.com/notícias, não que seja um jornal ruim... pelo contrário, acho até bem interessante, mas sou das antigas. Curto PEGAR na folha do jornal, tomar um capuccino e comer um pão de queijo enquanto leio o que aconteceu ontem na minha cidade, no meu estado, no mundo. Eu sou daquelas que tenho livros e livros em pastas pelo pc e NUNCA parei pra ler... eu gosto é de pegar no livro, é de ler de baixo de uma árvore num parque, é ler durante meu almoço, meu intervalo, antes de dormir, no metrô. Tenho dessas coisas, prefiro assim.
Mas sem desviar do assunto, como ia dizendo estou lendo bem mais do que de costume os jornais e estou amando. E como forma de aprendizado, pensei em algo legal: vou postar um texto todo dia de agora em diante (quando der tempo, vou ser sincera), sobre uma respectiva matéria que me chame a atenção no jornal daquele dia ;)
Começarei amanhã, hoje vou falar de uma guriazinha que conheci através do Facebook.
Isabela Faber é uma moça de 13 anos de idade, estudante de uma escola pública em Florianópolis.
Ela criou em julho uma página na rede social com o nome de Diário de Classe, onde relata sobre a situação crítica do ambiente escolar que convive. Estrutura física e também métodos de ensino precários, realidade não só da Isabela mas da maioria das crianças a adolescentes do nosso país.

Bato palmas e mais palmas para a iniciativa dessa guria, afinal ela utilizou de um meio de acesso astronomicamente popular como protesto! Curti, compartilhei, comentei e divulgo o quanto for necessário a atitudade dessa garota. Esse fato levanta tantas outras questões polêmicas como os 50% de cota nas universidades para estudantes de escolas públicas, as promessas de melhora na educação e saúde de tantos políticos nessa época de eleição, a greve dos institutos federais e etc.
Eu sou contra a questão das cotas por "n" motivos... por ser uma medida paleativa, por não melhorar em nenhum centímetro a qualidade do ensino, pelo fato de os estudantes de escolas públicas já terem uma série de benefícios como o ProUni, bolsas e outros programas de acesso á faculdade, ALÉM do que até onde sei o vestibular é uma forma de avaliar o ensino dado nas escolas e um meio de selecionar os alunos mais capacitados(esforçados, ou qualquer sinônimo desses) para adentrar ás melhores faculdades e com esse projeto sendo aprovado, o vestibular vai reservar vagas para alunos independente deste propósito inicial... bem, é um assunto polêmico que renderia muuuuuuuuuuuito o que falar e sinceramente, não era essa a intenção desse texto kkkkkkk
Pois então, torço muito para que dê resultado essa forma de protesto da Isabela! SUCESSO GURIA!

E você? O que tem feito para melhorar o mundo, sua cidade, sua escola, seu trabalho, seu dia-a-dia?
Nada? Então comece, não está tarde.
Ah, e comece analisando os seus candidatos. As eleições acontecerão em outubro, você já sabe em quem votar? Pesquise sobre a história dele na política, estude suas propostas e escolha bem para que possa cobrar resultados depois!



"Não existe sucesso ou felicidade sem o exercício pleno da cidadania e da ética global."

Carlos Roberto Sabbi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

\õ/