16 de set. de 2012

Balão

Fiz 20 anos.
Completei duas décadas de vida, aprendi muita coisa e ainda tenho muito mais a aprender.
Se você conversar com uma criança sobre como a vida é difícil e como ela ainda vai magoá-la no percurso do crescimento, ela provavelmente vai rir de você. Vai dizer que quem complica somos nós, que a vida dela é sempre divertida e quando ela fica triste por não ter algo que quer ou pelos pais não a terem deixado ir brincar, ela chora... porque assim os pais vão aceitar a condição ou propor algo que ela vai gostar e sairá lucrando da mesma forma.
Inocente criança. Mal sabe ela que chorar não resolve todos os problemas do mundo, se fosse assim... eu já teria ajudado muito a humanidade.
Essa criança vai chorar quanto tiver o 1º amor de adolescência e ele a trocar por uma menina mais bonita e popular. E assim, ela vai ver que o choro não a ajudou. Depois, ela vai chorar por não ter conseguido entrar na faculdade, depois porque a melhor amiga traiu sua confiança e etc e etc.
Aí, se ela for forte, vai entender que chorar não adianta. E suas lágrimas vão praticamente secar.
Ela vai colar um sorriso no rosto que mesmo quando ela não quiser sorrir, ele vai estar lá para mostrar para todos como ela está bem -mesmo não estando-
O seu coração é considerado pelos amigos como rocha, mas é como um frágil balão.
Ele se enche, de tudo. De esperança que as coisas vão melhorar, de angústias das coisas que sua boca não consegue falar, de frustrações das coisas que ela não teve êxito... e ele se enche e enche e enche e como balão que é, estoura em algum momento.
Sabe quando isso acontece?
Não, você não sabe. Porque ela jamais vai fazer isso perto de você.
Ela vai estourar seu balão quando estiver no seu quarto ou em algum outro lugar bem distante de alguém que possa a ver. Ela vai chorar, de soluçar, como se algo realmente grave houvesse acontecido.
E de fato, aconteceu. Mais uma vez, ela teve que emendar seu coração e prepará-lo para encher de novo.
Encher de tudo que a vida vai preparar para ela. Seu coração já tem tantos remendos, que mal sabe até quando vai aguentar.
Mas ela é forte, se não conseguir mais emendar... ela vai conseguir lidar sem ele.
Afinal, ela aprendeu muito desde que soube que chorar... não resolve nada, mas alivia o coração e alma.



2 comentários:

\õ/